Uma importante ação de educação em saúde foi realizada no Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Ronaldo Soares Lara, em Ibiraci, na última sexta-feira, 26 de setembro de 2025. O encontro teve como foco a abordagem integrada entre a saúde mental e a prevenção de doenças cardiovasculares, temas de grande relevância para o bem-estar da população. A iniciativa buscou criar um espaço de diálogo e aprendizado, reforçando a importância do cuidado integral com o indivíduo.
O evento contou com a participação ativa dos usuários do sistema de saúde, que puderam trocar conhecimentos e esclarecer dúvidas diretamente com uma equipe multidisciplinar. A ação foi conduzida com o apoio fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da enfermeira e do psicólogo da unidade, que ofereceram orientações e incentivaram a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. A presença desses profissionais permitiu uma discussão aprofundada sobre como a saúde da mente e do coração estão interligadas e influenciam uma à outra.
Além do benefício direto à comunidade, a iniciativa desempenhou um papel essencial na formação prática dos futuros profissionais do Programa Mais Saúde com Agente. A atividade serviu como um campo de aprendizado para os estudantes do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, que, sob a supervisão da preceptora do curso, tiveram a oportunidade de vivenciar o contato direto com a população. Essa experiência prática é fundamental para qualificar a atuação desses agentes, que são a principal ponte entre a comunidade e os serviços de saúde.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Ibiraci
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
