O Governo Federal instituiu um novo mecanismo de incentivo para que os municípios brasileiros aprimorem e expandam suas políticas públicas voltadas para as mulheres. Com a sanção da Lei nº 15.214 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi criado o “Selo Cidade Mulher”, um reconhecimento que será concedido às gestões municipais que demonstrarem comprometimento e eficácia na promoção dos direitos e do bem-estar feminino. A medida visa estimular uma competição positiva entre as cidades, premiando aquelas que se destacam na implementação de ações concretas pela igualdade de gênero.
A adesão ao selo é voluntária, mas representa uma oportunidade para os municípios receberem um reconhecimento federal por seus esforços. Para serem contempladas, as administrações serão avaliadas com base em um conjunto rigoroso de critérios, que servem como um guia para a estruturação de políticas públicas mais robustas e abrangentes. O objetivo central é garantir que as ações não sejam apenas simbólicas, mas que resultem em melhorias tangíveis na vida das mulheres.
Entre os principais eixos de avaliação está a promoção da igualdade efetiva entre mulheres e homens em todas as esferas da vida social. Além disso, será analisado o empenho no combate a todas as formas de discriminação, um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Outro critério de grande importância é a universalização dos serviços e benefícios oferecidos pelo Estado, garantindo que todas as mulheres, sem exceção, tenham acesso aos seus direitos.
A nova lei também valoriza a participação social como ferramenta de transformação. Por isso, um dos pontos de avaliação será o engajamento ativo das mulheres em todas as etapas das políticas públicas, desde a sua concepção e planejamento até a implementação e fiscalização. Adicionalmente, a “transversalidade” é estabelecida como um princípio orientador, o que significa que a perspectiva de gênero deve ser integrada em todas as políticas municipais, e não apenas em ações isoladas.
Para fortalecer a estrutura de governança local, a lei incentiva que os municípios criem organismos específicos para a gestão dessas políticas, como as Secretarias da Mulher. A existência de tais órgãos demonstra um compromisso institucional de longo prazo com a pauta feminina, facilitando a articulação e a execução de programas e projetos. A criação do Selo Cidade Mulher, portanto, não apenas premia, mas também orienta e fomenta a estruturação de um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres em todo o território nacional.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações Canal Gov
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional