O azeite Mantikir Grappolo, produzido em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, conquistou o título de melhor azeite do Brasil pela segunda vez consecutiva no concurso internacional Olio Nuovo Days, realizado nesta terça-feira (23/9), em Paris, durante o Festival Du Monde, promovido pelo jornal francês Le Monde. O produto alcançou ainda o segundo lugar no ranking geral do Hemisfério Sul.
Produzido pela Vinícola Essenza, o azeite é elaborado a partir da cultivar Grappolo 541, desenvolvida com tecnologia da Epamig e protegida oficialmente no Ministério da Agricultura e Pecuária. A vinícola também foi premiada com a Medalha Premium de Ouro com o rótulo Mantikir Coratina.
A cultivar MGS GRAP541 é resultado de pesquisas pioneiras da Epamig em olivicultura e adaptada ao terroir da Serra da Mantiqueira. O azeite apresenta perfil frutado, herbáceo e com moderado amargor. A excelência do produto foi reconhecida também na Espanha, pela Escola Superior do Azeite de Oliva (Esao).
O festival Olio Nuovo Days premia os melhores azeites de oliva do Hemisfério Sul, reunindo produtores da América do Sul, Oceania e África. Outro destaque mineiro foi o azeite Monasto, também de Maria da Fé, que recebeu medalha Premium de Ouro pelo blend de Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Coratina e Picual.
Da Redação
Com informações da Agência Minas.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
