O Governo de Minas Gerais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, vem apresentando resultados expressivos no enfrentamento às queimadas em unidades de conservação do estado. Em 2025, já foi registrada uma redução de 57% nas áreas queimadas e 40% a menos de focos de calor em comparação com 2024.
O desempenho é resultado de investimentos em ações de prevenção, monitoramento e resposta rápida aos incêndios florestais. As medidas incluem a ampliação do efetivo de brigadistas, o uso de tecnologias de detecção e a preparação constante das equipes em regiões de maior risco ambiental.
A estratégia também reforça o compromisso do estado com a preservação da biodiversidade e do patrimônio natural dos mineiros. A prontidão dos bombeiros e brigadistas tem sido fundamental para conter focos e proteger áreas ambientalmente sensíveis, especialmente durante o período seco.
A população também é peça-chave na prevenção. Em casos de incêndio, a orientação é ligar para o telefone de emergência 193, do Corpo de Bombeiros.
Da Redação Com informações da Governo de Minas Gerais.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
