A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi homenageada no SETBIO 2025, evento iniciado em 3 de setembro e que se estende até o dia 25 do mesmo mês, promovendo debates e troca de experiências sobre as principais tendências e desafios da biossegurança na odontologia. A homenagem destacou a proposta regulatória em desenvolvimento pela Anvisa que trata do gerenciamento de risco nos serviços odontológicos.
A odontologia, enquanto área essencial da assistência à saúde, está sujeita a diversos riscos que precisam ser reconhecidos, gerenciados e prevenidos para garantir que os pacientes recebam um cuidado seguro e de qualidade. Reconhecendo essa necessidade, desde 2020 a Anvisa, por meio da Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), tem trabalhado na construção de uma regulação específica para os serviços odontológicos, fundamentada no gerenciamento de riscos, nas boas práticas e no diálogo com a sociedade.
Um marco relevante desse processo foi a realização da Consulta Pública (CP) 1.301/2024, que recebeu mais de 650 contribuições de profissionais, instituições e cidadãos. Esse alto engajamento da sociedade demonstra o interesse coletivo na elaboração de uma regulação robusta e eficaz. Atualmente, a Anvisa está na fase de consolidação dessas contribuições para aprimorar a proposta regulatória.
A homenagem no SETBIO reforça o compromisso da Anvisa com a promoção da segurança nos serviços odontológicos, valorizando a participação social e o avanço regulatório como pilares para garantir a proteção dos pacientes e profissionais.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Anvisa
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
