O presidente da Fifa, Gianni Infantino, manifestou-se nesta quinta-feira (21) sobre os atos de violência que levaram à suspensão da partida entre Independiente e Universidad de Chile, válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Infantino pediu “punições exemplares” aos responsáveis pelos confrontos, que ocorreram no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires.
A declaração foi feita por meio de uma publicação no Instagram, na qual o dirigente afirmou que seus pensamentos estão com as vítimas dos incidentes. “Esperamos que as autoridades competentes apliquem punições exemplares aos responsáveis por esses atos terríveis”, escreveu.
A partida foi cancelada após intensos confrontos entre torcedores, que resultaram em quase 20 feridos e mais de 100 detidos, a maioria de nacionalidade chilena. O episódio gerou críticas à organização do evento e à atuação das autoridades de segurança, inclusive por parte do ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso.
A Conmebol, organizadora do torneio, também se pronunciou, prometendo ações firmes contra os envolvidos e exigindo maior rigor dos clubes na garantia de segurança durante seus jogos.
Da Redação do Jornal Panorama
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
