Profissionais da Estratégia Saúde da Família, Equipe Saúde Bucal e Equipe Multiprofissional (eMulti) de Santana do Garambéu participaram, no dia 18 de agosto, de uma capacitação conduzida por João Pedro Reis, Referência Técnica em Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena. O encontro abordou o Novo Cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído em 2024.
O novo modelo federal de cofinanciamento considera o desempenho das equipes e a oferta efetiva de ações e serviços como critério para repasses mensais aos municípios. Os indicadores estão organizados em três blocos: Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), Equipes Multiprofissionais (eMulti) e Equipes de Saúde Bucal (eSB).
Ao todo, são 15 indicadores relacionados a práticas assistenciais como atenção à hipertensão, diabetes, saúde da gestante, cuidado com idosos, prevenção ao câncer, desenvolvimento infantil, e ações odontológicas, incluindo escovação supervisionada e tratamentos preventivos. A capacitação apresentou a metodologia de avaliação e a importância da mensuração dos resultados.
Segundo o palestrante, os indicadores ajudam a orientar profissionais e gestores no aperfeiçoamento dos serviços ofertados, permitindo a identificação de lacunas e o planejamento de melhorias no cuidado integral à população.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Santana do Garambéu
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional