A oposição no Congresso conquistou uma vitória nesta quarta-feira (20) ao eleger o senador Carlos Viana (Podemos-MG) presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvios na Previdência Social. A decisão contrariou a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que havia defendido o nome do senador Omar Aziz (PSD-AM). A Comissão será responsável por investigar fraudes e descontos ilegais em pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS.
Sem consenso, a escolha do comando da comissão precisou ser feita por meio de votação em cabines, e não de forma simbólica, como é praxe. Viana venceu com 17 votos contra 14. Logo após assumir o posto, Viana também rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria. Em seu lugar, designou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para conduzir os trabalhos da comissão.
Viana afirmou que irá trabalhar para que justiça seja feita e os responsáveis sejam devidamente punidos com o rigor da Lei. “Meu compromisso é transparência, responsabilidade e respostas ao povo brasileiro. Chega de esconder debaixo do tapete os escândalos de corrupção”, afirmou o Senador.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e vídeo da ASCOM do Senador Carlos Viana
Foto: Rafael Otero/ Podemos