Dormir mal virou problema mundial — e talvez você esteja no grupo que não sabe mais o que fazer para ter uma noite tranquila. Se insônia, sono interrompido ou aquela sensação de cansaço ao acordar são rotina, saiba que você não está sozinho: cerca de um terço dos adultos no mundo enfrentam isso.
No Brasil, pesquisas recentes apontam que 30% das pessoas com mais de 16 anos têm dificuldades frequentes para dormir. E tem mais: mulheres e quem vive em regiões com menor renda relatam ainda mais esses problemas. E o calor? Ele é outro vilão silencioso, porque atrapalha o processo natural de resfriamento do corpo, fundamental para uma boa noite de sono.
Mas nem tudo está perdido. A ciência e até técnicas antigas indicam caminhos simples que podem melhorar sua noite — e o melhor: muitas dessas dicas você pode começar a aplicar hoje mesmo.
Que tal mexer o corpo durante o dia? Estudos mostram que fazer 30 minutos de exercício pode adicionar até 15 minutos a mais no seu sono — e o melhor, ajuda a dormir mais rápido, graças à melatonina, o hormônio do sono. Caminhada, dança, hidroginástica ou natação são ótimas opções, e de quebra, ainda aliviam o estresse que insiste em manter você acordado.
Agora, um alerta: aquela xícara de café da tarde pode estar sabotando seu sono. A cafeína pode ficar no corpo por até 8 horas, então cuidado para não passar do limite se quiser pegar no sono rapidinho.
E os celulares? Eles parecem inseparáveis, mas o uso das telas na cama pode reduzir seu sono em até 24 minutos e aumentar as chances de insônia. A luz azul não é o único problema, o segredo mesmo está em diminuir o tempo de tela e o brilho. Que tal trocar o celular por um livro antes de dormir?
Por fim, para acalmar a mente, uma técnica respiratória simples pode ser sua aliada. Inspirar contando até quatro, prender o ar por sete segundos e expirar lentamente por oito pode ajudar a desligar a ansiedade e preparar o corpo para o sono.
Claro, não é mágica — mas com esses passos, você dá um passo importante rumo a noites mais tranquilas. Que tal tentar hoje?
Com informações G1/ foto: Freepik
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional