A transmissão da Conmebol Copa América Feminina de Futebol 2025 pela TV Brasil e outras 11 emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) entre os dias 13 de julho e 2 de agosto impulsionou os índices de audiência da TV pública. A média consolidada foi de 0,40%, superando os índices habituais da emissora em todos os dias de jogos, com alcance acumulado de 1,2 milhão de indivíduos e 1,17 milhão de domicílios.
Seis jogos da seleção brasileira foram transmitidos, com destaque para os confrontos contra o Paraguai e a Colômbia. O jogo Paraguai x Brasil, exibido em 22 de julho, liderou o ranking de transmissões de futebol feminino da emissora nas praças do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O público predominante foi da classe C, representando 61% da audiência nessas regiões, com maior incidência entre homens com mais de 60 anos.
A cobertura incluiu narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta, além de 30 minutos de pré-jogo. A Copa América Feminina 2025 foi transmitida pela TV aberta e também pelas plataformas digitais da emissora, como o aplicativo TV Brasil Play. Segundo o diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bráulio Ribeiro, a estratégia da emissora é consolidar a TV Brasil como a principal tela do esporte feminino no país.
A seleção brasileira conquistou sua nona taça em dez edições da competição, garantindo vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A TV Brasil ainda transmite as Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF), além de produzir o videocast “Copa Delas”, disponível no YouTube.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional