A ponta do nariz, embora pareça um detalhe, pode influenciar de forma significativa a harmonia facial. De acordo com o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é possível realizar uma cirurgia voltada exclusivamente para essa região, com objetivo estético ou funcional, dependendo do caso.
Entre as indicações estão a busca por uma ponta mais fina, elevada ou com melhor definição. Em alguns casos, a cirurgia também pode melhorar a respiração, especialmente quando há alterações na válvula nasal externa — área responsável por boa parte da entrada de ar no nariz. O especialista alerta, no entanto, que mudanças em uma parte do nariz podem alterar a percepção das demais, sendo muitas vezes necessário ajustar outras estruturas para um resultado harmônico.
A técnica envolve o uso de enxertos de cartilagem e suturas específicas, com modificações milimétricas que impactam diretamente no resultado. A duração da cirurgia varia entre duas e cinco horas e o pós-operatório, embora sem dor intensa, exige cuidados como repouso, higiene nasal e afastamento de atividades físicas e exposição ao sol.
Paolo Rubez reforça a importância de procurar um cirurgião plástico qualificado, já que erros na técnica podem comprometer a função respiratória. “A cirurgia bem feita pode melhorar a estética e a respiração. Mas, se mal realizada, pode prejudicar a entrada de ar pela válvula nasal externa”, conclui.
Da Redação com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional