Criada em 1965 por decreto estadual, a Semana Mineira de Folclore chega à sua 58ª edição reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular de Minas Gerais. O evento, sediado em Belo Horizonte até quinta-feira (21/8), é promovido pela Comissão Mineira de Folclore, uma das instituições culturais mais antigas do Brasil, fundada em 1948.
A abertura da programação ocorreu no último domingo (18/8), no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), com a assinatura de um termo de cooperação entre o Iepha e a Comissão, entrega simbólica de Coroas do Rosário de Vespasiano e o lançamento do Boletim Carranca. O Grupo Aruanda encerrou a cerimônia com apresentação cultural.
Durante a semana, artistas populares, pesquisadores e mestres compartilham saberes em painéis, lançamentos de livros e apresentações musicais. Os destaques incluem a presença do cantor Rubinho do Vale, homenagem ao Mestre Antônio Paiva Moura, além de discussões sobre folias, viola e festas tradicionais. A edição também incorpora temas atuais como o painel “Reflexões sobre modernidade, Inteligência Artificial e Tradição Cultural”, na quinta-feira (21/8).
O evento é gratuito, com ingressos disponíveis pela plataforma Sympla. Além da capital, cidades como Caeté, Patos de Minas e Ouro Preto também recebem atividades ligadas à programação. Para Marco Llobus, coordenador do projeto, o evento é um espaço de defesa do patrimônio imaterial e uma forma de reafirmar o valor dos saberes populares frente às mudanças sociais.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional