A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo tem fortalecido a atenção básica à saúde com a implementação de grupos de Terapia Ocupacional em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Iniciado há cerca de um ano, o projeto foca principalmente em idosos, mas também acolhe pacientes mais jovens com queixas de lapsos de memória.
As sessões de Estimulação Cognitiva ocorrem às quintas-feiras nas UBS do Patrimônio, Recreio, Borges e Guanabara, e às terças-feiras na unidade do Centro de Atenção Multiprofissional em Saúde (Camps). Nessas atividades, são propostos jogos e exercícios estruturados para aprimorar funções cognitivas como memória, atenção e capacidade de tomada de decisões.
Thaisa Lima, terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, explica que o público-alvo inicial são pessoas a partir dos 50 anos, mas já inclui indivíduos a partir dos 40 anos que relatam esquecimentos frequentes. O objetivo é acompanhar essa população e prevenir possíveis declínios cognitivos.
A Terapia Ocupacional é fundamental na promoção da saúde cognitiva, auxiliando no retardo do avanço de condições como demência e outras perdas funcionais. As estratégias são adaptadas individualmente, visando melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos participantes nas atividades cotidianas.
A profissional expressa satisfação com os resultados, evidenciados em um mural com fotos antigas criado pelos próprios participantes, que registra a evolução do grupo e a integração entre eles. A iniciativa tem sido muito bem recebida pela comunidade, reforçando a relevância de políticas públicas que ampliem o acesso a terapias preventivas na rede básica de saúde.Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional