O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Reza Aref, afirmou nesta segunda-feira (18) que o país deve estar preparado para um novo confronto com Israel, destacando que o cenário atual não representa um cessar-fogo, mas apenas o fim momentâneo das hostilidades. A declaração foi feita mais de dois meses após o último conflito direto entre os dois países, em junho.
Em 13 de junho, Israel lançou um ataque surpresa contra o território iraniano, com centenas de bombardeios direcionados a alvos militares e nucleares. Cientistas ligados ao programa nuclear e altos comandantes iranianos morreram. O Irã respondeu com mísseis e drones contra Israel e também atacou a base americana mais estratégica no Catar.
Os Estados Unidos intervieram no conflito, bombardeando instalações nucleares no Irã em 22 de junho. No dia 24, anunciaram o encerramento das hostilidades. No entanto, segundo Aref, “o Irã prepara planos para o pior” e continua mobilizado para um possível novo embate, conforme reiterado também por Yahya Rahim Safavi, conselheiro do guia supremo Ali Khamenei.
Mais de mil iranianos morreram no conflito de junho, segundo as autoridades locais. Israel registrou 28 mortes. As tensões persistem, agravadas por acusações de que o Irã pretende desenvolver armas nucleares, o que o país nega.Da Redação Com informações da Prefeitura do Irã
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional