O município de Bonfinópolis de Minas foi um dos poucos contemplados com o projeto Pró-Mananciais, conforme anúncio feito pelo prefeito Manoel da Costa Lima. A conquista é resultado do trabalho de uma equipe dedicada, com foco no progresso e desenvolvimento da cidade, e representa uma parceria entre a Copasa-MG e o governo municipal.
Como parte das ações previstas, serão construídas terrações, barraginhas, curvas de nível e realizada a recuperação de estradas de forma ecológica. A proposta inclui a criação de bolsões de água, permitindo que ela permaneça nas barraginhas, com o objetivo de promover a produção de água por meio da preservação dos mananciais. Ao todo, 55 propriedades serão atendidas na região de Formiga e Caldeirão, dentro do território de Bonfinópolis de Minas.
O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais tem como objetivo principal proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água destinada ao abastecimento público. A iniciativa é voltada para os municípios operados pela Copasa, incluindo Bonfinópolis de Minas.
Criado em 2017, o Pró-Mananciais faz parte do compromisso da Copasa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. O programa busca prevenir os impactos da crise hídrica, especialmente no contexto das mudanças climáticas, por meio de ações antecipadas e estratégicas.
Com a adesão ao Pró-Mananciais, Bonfinópolis de Minas dá um passo importante na preservação ambiental e na gestão responsável dos seus recursos naturais. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com políticas públicas sustentáveis e com o bem-estar da população, despertando esperança e confiança em um futuro mais equilibrado e consciente.
Da redação do Jornal Panorama
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional