Durante o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, o Governo de Minas Gerais reforça a importância do apoio e acolhimento às mães para garantir o sucesso da amamentação. O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, fornecendo todos os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida.
As maternidades da Rede Fhemig — Maternidade Odete Valadares (MOV) e Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, e o Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, são referências estaduais em ações de estímulo, promoção e proteção ao aleitamento materno. Nessas unidades, as mães recebem orientação especializada e suporte multidisciplinar desde o pré-natal até o pós-parto.
De acordo com o governo estadual, o aleitamento materno vai além da alimentação: é um ato de vínculo, proteção imunológica e desenvolvimento saudável. A nutricionista Gabrielle Ladenthin, da MOV, reforça a necessidade de um ambiente que acolha e informe a mulher em todas as fases da maternidade.
A campanha estadual de 2025 enfatiza que, para que o leite materno exerça todo seu potencial, é essencial que a mãe seja cuidada e amparada em sua jornada. O incentivo ao aleitamento materno é uma política de saúde pública que beneficia toda a sociedade.
Da redação com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional