O cantor e compositor Odair José apresenta neste sábado (16), no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, um show especial que resume sua trajetória artística, justamente no dia em que completa 77 anos. Com mais de cinco décadas de carreira e 39 discos lançados, o artista é conhecido por suas composições diretas sobre o cotidiano, marcadas por coragem e enfrentamentos com a censura nos tempos do regime militar.
Natural de Morrinhos (GO), Odair começou sua trajetória musical ainda criança, ao ganhar um violão após insistência à família. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou profissionalmente sua carreira. Seu primeiro sucesso, “Uma lágrima”, foi gravado em 1969. Em seguida, vieram clássicos como “Eu vou tirar você desse lugar”, canção que o levou a ser investigado pela censura, por suspeitas de críticas indiretas ao regime militar.
Em 1977, o cantor lançou o álbum “O filho de José e Maria”, uma ópera-rock com 18 faixas, das quais oito foram censuradas. O disco desagradou governo, Igreja e até sua própria família. A partir dessa experiência, Odair passou a ceder a exigências do mercado, o que o levou a se distanciar de sua essência artística por um período.
Seu álbum mais recente, “Os seres humanos e a Inteligência Artificial” (2024), mantém o estilo de crônicas musicais que o consagrou. No show deste sábado, o público poderá revisitar os principais momentos dessa longa jornada musical.
Da redação com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional