O influenciador digital Hytalo Santos foi preso em São Paulo na sexta-feira, 15 de agosto de 2025, em decorrência de investigações conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele é acusado de exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para redes sociais, após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que possui mais de 4 milhões de inscritos e apontou casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
Desde o dia 6 de agosto, quando o caso ganhou repercussão, Hytalo passou a ser alvo de medidas judiciais, incluindo suspensão de suas redes sociais, desmonetização de vídeos e proibição de contato com os adolescentes citados nos processos. A Justiça da Paraíba também autorizou a apreensão de celulares e computador na residência do influenciador em João Pessoa, ação realizada na quinta-feira, 14 de agosto, após tentativa frustrada de cumprimento de mandado no dia anterior.
A defesa de Hytalo afirmou que ele não tinha conhecimento prévio da execução do mandado de busca e apreensão, por tratar-se de medida judicial sigilosa. O influenciador se colocou à disposição da Justiça e negou todas as acusações, alegando que jamais compactuou com atos que atentem contra a dignidade de crianças e adolescentes. Ele declarou confiar que os fatos serão esclarecidos no curso da investigação.
As investigações do MPPB começaram no fim de 2024 e são conduzidas pelas promotorias de Bayeux e João Pessoa. Em Bayeux, denúncias de vizinhos indicaram festas com adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em João Pessoa, o promotor João Arlindo apura um possível esquema de emancipação de menores em troca de presentes. Paralelamente, o MPT investiga a atuação profissional de Hytalo, tendo analisado mais de 50 vídeos e colhido mais de 15 depoimentos de pessoas envolvidas na produção dos conteúdos.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: G 1Imagens: Hytalo Santos / Reprodução Redes Sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
