O Governo de Minas Gerais lançou o projeto Ler Para Ver (Braille Delivery), que oferece empréstimo de livros em Braille e audiolivros com entrega gratuita em domicílio para pessoas com deficiência visual. O serviço foi inaugurado nesta segunda-feira (11/8) na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em evento promovido pelas secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Cultura e Turismo (Secult), com apresentação do coral do Instituto São Rafael.
O novo serviço possibilita que usuários cadastrados recebam as obras diretamente em casa, sem necessidade de deslocamento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail braille.biblioteca@secult.mg.gov.br e pelo telefone (31) 2128-8248. Nesta primeira fase, as entregas quinzenais ocorrerão no período da manhã em Belo Horizonte e em municípios da Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Ibirité, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.
O acervo do setor Braille conta com cerca de 6,3 mil títulos, incluindo 3,3 mil em Braille, 3 mil audiolivros e cem filmes com audiodescrição. Nos últimos anos, o espaço recebeu investimentos de R$ 400 mil para modernização e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como impressoras Braille, óculos OrCam e impressora 3D para produção de réplicas táteis.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, afirmou que a iniciativa será expandida para todo o estado, como parte do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais). O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, destacou que o serviço representa um gesto de cuidado e inclusão cultural, garantindo o acesso à leitura a quem enfrenta barreiras para chegar à biblioteca.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional