O dia 15 de agosto, data da Assunção de Nossa Senhora, é feriado municipal em Belo Horizonte, em homenagem à padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem. Este ano, a celebração cai em uma sexta-feira, aumentando a expectativa de movimentação em destinos turísticos próximos. Municípios como Ipatinga, Ouro Preto e Patos de Minas também celebram a data.
Na capital mineira, órgãos da administração municipal, atendimento no BH Resolve, CRAS, CREAS e serviços da assistência social estarão suspensos. A coleta seletiva de lixo, postos do SINE, teatros e cinemas públicos (exceto eventos já programados) e feiras específicas, como a Feira Modelo da Savassi, também não funcionarão. Serviços essenciais, como UPAs, hospitais, SAMU e cemitérios municipais, seguirão operando, assim como alguns museus, o Mercado das Flores e o CAT Veveco, com horários reduzidos.
O transporte público funcionará com escala de feriado, equivalente à de domingos. No comércio, as lojas poderão abrir, respeitando as regras da convenção coletiva. Os bancos, por sua vez, não terão atendimento presencial, mantendo apenas canais digitais, aplicativos e caixas eletrônicos.
Com a data caindo em sexta-feira, é esperado aumento no fluxo de visitantes para cidades turísticas da região, como Brumadinho, Ouro Preto e Mariana, impulsionando o setor hoteleiro, gastronômico e cultural. Ao mesmo tempo, a suspensão de serviços públicos e bancários exigirá que a população se organize antecipadamente para evitar transtornos.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional