Simonésia recebe a unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para atendimentos entre 14 e 24 de agosto, no Parque de Exposições Fernando Terra. A iniciativa é relevante porque descentraliza serviços essenciais e facilita que a população regularize sua situação eleitoral com rapidez e comodidade.
A inclusão do município nesta etapa do atendimento itinerante é resultado de reuniões entre o Executivo Municipal, a Câmara de Vereadores e o chefe do Cartório Eleitoral de Manhuaçu, Gabriel Atílio. Simonésia está entre apenas 10 cidades mineiras contempladas no momento, dado expressivo diante dos 853 municípios do estado.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 17h, na área de festas do Parque de Exposições Fernando Terra. Nesse período, os eleitores poderão emitir o título, solicitar transferência de domicílio eleitoral, regularizar a situação cadastral e realizar a coleta biométrica.
Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento/casamento (original). Homens que completam 19 anos e emitirão o título pela primeira vez devem levar o comprovante de quitação militar. Título de eleitor e CPF, se houver, também devem ser apresentados.
A biometria — utilizada pela Justiça Eleitoral desde 2008 — é obrigatória, gratuita e realizada exclusivamente de forma presencial. Ao aproximar os serviços do cidadão, a ação contribui para ampliar a cobertura biométrica, atualizar dados e garantir maior segurança e transparência no processo eleitoral.
Com a unidade móvel do TRE em operação no município, Simonésia fortalece o acesso a direitos e simplifica procedimentos eleitorais, beneficiando diretamente a população e qualificando a gestão do cadastro de eleitores.Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Simonésia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional