O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne nesta segunda-feira (11) os principais ministros envolvidos na formulação do pacote de medidas destinado a mitigar os impactos do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. O encontro, previsto para as 17h, deve ser o último antes do anúncio oficial, que está programado para ocorrer até a manhã de terça-feira (12). Antes da reunião com Lula, os ministros terão uma prévia de alinhamento com a Casa Civil.
A urgência do tema levou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), a cancelar compromissos que teria em São Paulo. Também participam do núcleo de negociações Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).
Segundo integrantes da equipe econômica, o pacote foi elaborado de forma “sob medida” para atender diferentes setores e perfis empresariais, com ações previstas para curto, médio e longo prazo. Entre as medidas em estudo estão linhas de crédito específicas para setores mais atingidos e a ampliação das compras governamentais, a fim de absorver parte da produção que perderá espaço no mercado norte-americano.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da CNN
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional