A sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais (OAB-MG) vai contar com um Posto Temporário de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) dedicado à coleta biométrica dos eleitores. O serviço estará disponível a partir do dia 18 de agosto, no Edifício das Liberdades, localizado no Barro Preto, em Belo Horizonte. Posteriormente, a coleta biométrica será estendida às Subseções da OAB em todo o estado.
A parceria entre a OAB-MG e o TRE-MG foi formalizada pelo presidente da Ordem, Gustavo Chalfun, e pelo juiz efetivo do Tribunal, Ricardo Barouch, representante do presidente do TRE, Júlio César Lorens. O objetivo principal é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, tornando o processo de coleta biométrica mais ágil, acessível e eficiente.
Gustavo Chalfun ressaltou a importância da ação para a democracia em Minas Gerais: “Essa ação permitirá que os cidadãos de Minas Gerais participem ativamente da vida política estadual, com a colaboração da OAB junto ao Tribunal Regional Eleitoral na coleta da biometria de todos os eleitores. Nosso objetivo é contribuir para fortalecer a democracia e para a realização de um processo eleitoral mais legítimo, justo e transparente.”
O juiz Ricardo Barouch também destacou a relevância da cooperação entre as instituições. “Nossos agradecimentos ao eminente presidente Chalfun por seu empenho, dedicação e constante abertura ao Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou.
A iniciativa visa garantir que mais eleitores realizem a atualização cadastral com a coleta de biometria, procedimento obrigatório para a participação nas eleições. O atendimento na sede da OAB-MG será uma alternativa estratégica para ampliar a cobertura do serviço e assegurar que o maior número possível de mineiros esteja em dia com suas obrigações eleitorais.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da OAB-MGFoto: Gustavo Filho
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional