Na última quarta-feira, 07 de agosto, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Agentes Públicos da Câmara Municipal de Três Corações promoveu uma importante reunião com os secretários municipais de planejamento André Ribeiro e Rafael Costa, com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a atual situação de desassistência nos serviços de iluminação pública no município.
A reunião foi motivada por diversas reclamações da população sobre a falta de manutenção da rede de iluminação, gerando insegurança e transtornos em diferentes bairros da cidade. Ciente de sua responsabilidade fiscalizadora e do papel institucional que desempenha, a Câmara, por meio da comissão permanente, convocou os secretários para explicações formais acerca do cenário e das providências adotadas pelo Executivo.
Estiveram presentes o presidente da Câmara vereador Dj Wesley, o vice Du Cara Gorda, Léo Farah, Lucíola Perita, DJ Wesley, Vinícius Dutra, Fredy Costa e Denísio Gambá, reforçando a importância do tema e a união do Legislativo em busca de soluções concretas.
Durante a reunião, foi discutido o decreto que o prefeito Dimas Pereira publicou (nº 5.519/2025) declarando situação de emergência na iluminação pública, em razão da interrupção dos serviços anteriormente prestados pela empresa contratada, após o término da ata de registro de preços vigente.
Além disso, o novo processo licitatório, previsto para o dia 31 de julho, foi suspenso devido a impugnações e questionamentos técnicos, o que agravou o problema e demandou medidas emergenciais.
Segundo os representantes do Executivo, diante desse cenário, foram abertos dois processos de dispensa de licitação: um destinado à compra de lâmpadas e outro à contratação emergencial de empresa para a manutenção da iluminação pública.
A previsão apresentada pelos secretários é de que o serviço seja restabelecido até o dia 25 de agosto, prazo estimado para a conclusão dos trâmites administrativos. Além disso, foi informado que já está disponível, no site da Prefeitura, o cadastro para solicitação de manutenção das lâmpadas por parte da população.
A Câmara Municipal seguirá acompanhando de perto os desdobramentos do caso e cobrando celeridade na solução do problema. Para os vereadores, a iluminação pública é um serviço essencial, diretamente ligado à segurança e à qualidade de vida dos cidadãos. O Legislativo reafirma seu compromisso com a fiscalização das ações do Executivo e com a transparência na aplicação dos recursos públicos.Fonte e foto: Câmara de Três Corações
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional