Estudantes, escolas e redes públicas de ensino com desempenho de destaque na educação básica serão reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Prêmio MEC da Educação Brasileira – Edição 2025. Os vencedores serão anunciados na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, em Brasília.
A seleção será feita com base nos dados do Censo Escolar de 2024, conforme estabelecido na Portaria nº 564/2025, publicada nesta quarta-feira. Serão contempladas oito categorias: educação infantil, alfabetização, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica (EPT).
Além de medalhas, a iniciativa prevê distribuição de cerca de R$ 900 mil em premiações para estados, municípios e escolas. A proposta é incentivar boas práticas educacionais e impulsionar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), promovendo qualidade, equidade e acesso universal ao ensino.
Poderão ser reconhecidas redes de ensino e escolas vinculadas às secretarias municipais, distrital ou estaduais de educação, além de estudantes com desempenho de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será responsável pela análise e definição dos premiados.
Da Redação com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional