A Rússia e a Índia divulgaram uma nota conjunta nesta quarta-feira (7) reafirmando sua parceria estratégica, mesmo diante do aumento de tarifas de importação por parte do governo indiano sobre produtos russos. As medidas indianas afetam itens como fertilizantes, petróleo e derivados.
O comunicado foi emitido após reunião dos chanceleres dos dois países, Subrahmanyam Jaishankar, da Índia, e Sergey Lavrov, da Rússia, em Nova Délhi. Os representantes destacaram a continuidade da cooperação bilateral em áreas como energia, defesa, comércio e tecnologia.
Segundo Lavrov, o momento exige “diálogo construtivo para o equilíbrio comercial”, enquanto Jaishankar afirmou que a Índia “mantém laços históricos com a Rússia, que seguem sendo estratégicos e prioritários”. As tarifas, segundo o governo indiano, visam proteger o mercado local e fazem parte de uma nova política econômica adotada este ano.
Durante a reunião, os dois países também discutiram a guerra na Ucrânia, a segurança energética global e o avanço dos projetos conjuntos no grupo BRICS. Os chanceleres defenderam uma ordem internacional multipolar baseada em respeito mútuo e equilíbrio entre as nações.
Da Redação com informações da Prefeitura de Nova Délhi
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional