Uma operação conjunta deflagrada nesta terça-feira (5) pelas forças de segurança e órgãos de fiscalização ambiental resultou na prisão de 13 pessoas e na aplicação de mais de R$ 2,2 milhões em multas por garimpo ilegal no Sul de Minas Gerais. A ação, que integra a segunda fase da Operação “Fogo no Garimpo”, teve como foco a preservação ambiental, a segurança das áreas rurais e o combate à degradação dos rios da região.
Coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Polícia Federal (PF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), a operação fiscalizou 17 alvos nos municípios de Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações e Varginha, percorrendo mais de 40 quilômetros ao longo dos rios Verde e Sapucaí.
Durante a ação, 12 dragas foram destruídas e duas embarcações e dois motores de popa apreendidos. Também foram emitidos 14 autos de infração e notificação aos responsáveis pelas atividades ilegais. A operação mobilizou efetivos do Batalhão de Polícia Militar do Meio Ambiente (BPM MAmb), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Comando de Aviação do Estado (Comave) da PMMG, além de delegados, agentes e peritos da PF, e fiscais do Ibama e da ANM.
A operação também se destacou pelo uso intensivo de tecnologia e logística, contando com helicóptero, drones, viaturas, embarcações e sistemas de inteligência para rastreamento e monitoramento das áreas exploradas. De acordo com as instituições envolvidas, as investigações prosseguem.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Minas
Foto: PMMG/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional