Aguanil promoveu a 6ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo população, profissionais da área, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um importante espaço de diálogo e construção coletiva, no dia 18 de julho. Com o tema “A saúde que temos e a saúde que queremos: caminhos para fortalecimento da rede de atenção à saúde!”, o evento foi convocado oficialmente pelo prefeito Ricardo de Oliveira, por meio do Decreto nº 1930/2025.
Estiveram presentes diversas autoridades locais, entre elas o vice-prefeito José Ademir da Silva, o presidente da Câmara Municipal João Paulo Neves, o secretário de Saúde Antônio José Manoel e a presidente do Conselho Municipal de Saúde Elizângela Pimenta da Silva Alvarenga. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou os avanços conquistados pela gestão, como a criação do Centro de Convivência e Apoio à Saúde Mental, a contratação de mais um médico para o distrito do Boticão, a ampliação da Saúde do Trabalhador, o aumento na frequência de atendimentos com cardiologista e a aquisição de um veículo 0 km para transporte de pacientes e equipes.
A programação da conferência contou com palestras de profissionais da rede, como a fonoaudióloga Milena Cambraia Esteves e a cirurgiã-dentista Déborah Maria Retori Cunha, além da apresentação de um vídeo institucional. Também foram realizados debates em grupos temáticos, baseados nas propostas colhidas nas pré-conferências das comunidades do Boticão, dos Maias e dos Pimentas. Ao final, foram aprovadas diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, além da eleição de novos membros para o Conselho Municipal de Saúde, reforçando o protagonismo popular na construção de uma saúde pública mais justa, acessível e eficiente.



Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Aguanil