Com o objetivo de alinhar o setor de mineração aos desafios do desenvolvimento sustentável e da transição energética, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) deu início, no dia 2 de julho, ao diálogo técnico com o Ministério de Minas e Energia (MME) para contribuir com a formulação de uma nova política mineral para o país. A reunião, que marcou o primeiro encontro entre representantes da FPMin e da pasta, contou com a presença do deputado Zé Silva, que atua como interlocutor entre o Congresso Nacional, o setor produtivo e o governo federal.
A proposta em construção visa fortalecer a cadeia de valor dos minerais estratégicos e críticos, considerados indispensáveis para a produção de energia renovável, avanço tecnológico e segurança alimentar. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a expectativa é de que a política seja apresentada ainda em 2025, com diretrizes que garantam segurança jurídica, geração de empregos e estímulo à inovação.
O secretário nacional substituto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Anderson Arruda, ressaltou o papel colaborativo da Frente Parlamentar no processo, destacando sua importância para assegurar que a nova política atenda aos interesses da indústria com responsabilidade ambiental e social.
Durante o encontro, o MME apresentou as bases da proposta, que pretende tornar o Brasil mais competitivo e atrativo para investimentos em todas as fases do setor mineral, desde a pesquisa geológica até a transformação dos recursos minerais. Um dos focos centrais da política é agregar valor às matérias-primas nacionais e posicionar o Brasil como um ator de destaque no cenário global da chamada economia verde.
A FPMin reafirmou seu compromisso com uma mineração que promova transparência, responsabilidade e desenvolvimento sustentável. A Frente seguirá promovendo discussões com especialistas, representantes da cadeia produtiva e sociedade civil, com o objetivo de garantir que o uso do potencial mineral brasileiro ocorra de maneira estratégica e equilibrada.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Brasil 61
Imagem: Freepik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional