Nos dias 1º e 2 de julho, a Prefeitura de Formoso promoveu uma importante ação de saúde pública e bem-estar animal por meio da castração e microchipagem de 70 cães e gatos. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Plataforma Semente e a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR).
Foram atendidos animais em situação de rua, acolhidos por protetores e também pertencentes a famílias da cidade. A castração é uma medida essencial que previne crias indesejadas, reduz comportamentos agressivos, melhora a saúde dos pets e combate a superpopulação de animais abandonados. Além disso, todos os animais foram devidamente microchipados, facilitando a identificação e o controle populacional.
O prefeito Dinarte Ornelas, o secretário de Saúde e Humanização Éder Lúcio, a equipe da Vigilância em Saúde e voluntários da AMPAF (Associação Mineira Protetora dos Animais de Formoso) acompanharam de perto a ação. As veterinárias Dra. Débora e Dra. Elloisa, da equipe da AMNOR, foram responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos e receberam apoio de voluntários durante toda a operação.
A Prefeitura informou que uma nova etapa do Programa de Castração será realizada em breve, reafirmando o compromisso com o controle ético da população animal e com a promoção da saúde pública.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e foto da Prefeitura de Formoso
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional