A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na quinta-feira (03), a visita de cortesia de George El Jallad, chefe de Missão e encarregado de Negócios da Embaixada do Líbano no Brasil. O encontro, realizado no Salão Nobre, contou com a presença dos deputados Duarte Bechir (PSD), 2º vice-presidente da Casa, Betinho Pinto Coelho (PV), 3º vice-presidente, Roberto Andrade (PRD) e Zé Laviola (Novo), além de representantes da comunidade libanesa no Estado.
Durante a visita, Duarte Bechir destacou a forte representatividade da comunidade libanesa no Brasil, que abriga cerca de oito milhões de descendentes, dos quais aproximadamente dois milhões estão em Minas Gerais. Os parlamentares apresentaram ao diplomata a Galeria de Ex-Presidentes da ALMG, ressaltando figuras de ascendência libanesa que fizeram história no Parlamento mineiro.
George El Jallad manifestou o desejo de estreitar os laços com a comunidade libanesa em Minas e fortalecer relações com instituições públicas como a ALMG. O diplomata, que já atuou como cônsul na Argentina e conselheiro na Missão do Líbano na ONU, destacou o recente encerramento de um vácuo de poder em seu país, com a eleição do general Joseph Aoun para a presidência, e informou que o novo embaixador no Brasil deve ser nomeado nos próximos dois meses.
A Assembleia mineira tem um histórico de iniciativas voltadas ao fortalecimento do relacionamento com o Líbano. A Casa já realizou homenagens à independência libanesa e à imigração, além de ter concedido o Grande Colar da Inconfidência ao ex-presidente Elias Hraoui. Minas também instituiu, em 1991, o Dia do Imigrante Libanês, celebrado em 2 de maio. Em Belo Horizonte, instituições como o Clube Libanês e a Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban) mantêm viva a cultura e os serviços de assistência à comunidade.
Fonte: ALMG
Fotos: Alexandre Netto
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional