Integrantes da Frente Povo Sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, ao ocuparem a sede do Itaú BBA, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Com faixas e cartazes contendo frases como “O povo não vai pagar a conta”, “chega de mamata” e “taxação dos super-ricos”, o grupo reivindicou mudanças no sistema tributário nacional.
Segundo os organizadores, o protesto foi uma ação em defesa da reforma tributária que inclua a taxação de bilionários, instituições financeiras e casas de apostas online. A mobilização também contou com a divulgação de um manifesto nas redes sociais, onde os manifestantes argumentam que “no Brasil, taxar os super ricos é crucial para reduzir a desigualdade”, destacando a isenção sobre lucros e dividendos em contraste com os altos impostos pagos pela maioria da população.
O local escolhido para o protesto foi simbólico. Os organizadores explicaram que o Itaú BBA foi alvo da ação por ocupar o edifício mais caro do país, adquirido pelo banco em 2023 por cerca de R$ 1,4 bilhão. O Itaú BBA é o segmento voltado a investimentos do banco Itaú. Até o momento, a instituição financeira não se pronunciou oficialmente sobre o protesto.
Os organizadores também anunciaram uma nova manifestação prevista para acontecer em 10 de julho, às 18h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, outro ponto estratégico e simbólico da capital paulista, com o objetivo de ampliar o alcance da pauta e pressionar por mudanças no sistema fiscal.
As manifestações fazem parte de um movimento mais amplo que busca chamar a atenção para a disparidade na cobrança de tributos no Brasil e fortalecer o debate público sobre justiça fiscal. A proposta defendida pelos manifestantes mira o aumento da arrecadação por meio da cobrança de impostos sobre as grandes fortunas, como forma de combater as desigualdades estruturais do país.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Imagem: Frente Povo Sem Medo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional