A primeira cirurgia eletiva de reconstrução do plexo braquial foi realizada no Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, com participação da equipe cirúrgica do Hospital João XXIII, ambos integrantes da Rede Fhemig. O procedimento marca o início de uma nova fase no atendimento de pacientes com lesões nos nervos responsáveis por movimentação e sensibilidade dos membros superiores, com expectativa de realização semanal para diminuir a fila de espera.
O plexo braquial é formado por um conjunto de nervos que controlam ombro, cotovelo, punho e mão, além de fornecer sensibilidade nas extremidades. A cirurgia é indicada para casos de lesões totais ou parciais nesses nervos e tem como objetivo restaurar os movimentos e a sensibilidade da área afetada. A diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, ressaltou que o Júlia Kubitschek possui melhores condições para a realização de cirurgias programadas, aumentando a capacidade de absorção de pacientes que antes aguardavam pelo procedimento no Hospital João XXIII.
Com estrutura moderna e atuação exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Júlia Kubitschek é também um hospital de ensino e referência em cirurgias de média e alta complexidade em Minas Gerais. O Bloco Cirúrgico da unidade conta com tecnologia de ponta, garantindo segurança e qualidade assistencial. A diretora Lucineia Carvalhais destacou que o hospital tem potencial para ampliar ainda mais o número de procedimentos, especialmente os de reconstrução do plexo braquial, beneficiando diretamente a população.
O diretor assistencial do Complexo Hospitalar de Urgência, Samuel Gonçalves da Cruz, frisou que a integração entre os complexos da Fhemig reforça o papel estratégico da rede na saúde pública mineira. Segundo ele, a articulação entre o HJK e o João XXIII representa um avanço importante para superar um antigo desafio da rede pública: garantir acesso a cirurgias de alta complexidade que transformam a vida de pacientes.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: Fhemig / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional