Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção e resistência”, a Prefeitura de Madre de Deus de Minas realizou, na tarde desta quarta-feira (02), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovendo um amplo debate sobre as diretrizes e melhorias das políticas públicas de assistência social no município.
O evento, realizado no salão do CRAS, reuniu autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e populares, com o objetivo de avaliar e propor avanços para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência foi estruturada a partir de cinco eixos temáticos:
- Universalização do SUAS: acesso integral com qualidade e respeito;
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
- Integração entre benefícios e serviços;
- Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação;
- Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Um dos destaques do encontro foi a palestra da assistente social Giovanna Lemos, da cidade de Extrema, que atua há 17 anos no SUAS. Em sua fala, Giovanna abordou os desafios e avanços das políticas assistenciais, destacando a importância da escuta qualificada, da atuação intersetorial e da mobilização comunitária.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Madre de Deus de Minas na etapa regional da conferência: três titulares e três suplentes da sociedade governamental, e três titulares e três suplentes da sociedade civil. A data da etapa regional ainda será definida.
Estiveram presentes no evento o prefeito Osmar de Oliveira, o secretário municipal de Assistência Social, Edmilson Nepomuceno, e integrantes da secretaria (Geovana, Flávia e Meirinha), além de secretários municipais, o presidente da Câmara, vereador Othon Fajardo, as assistentes sociais Lilian e Flávia, a agente da Vara da Infância e Juventude, Graciela Oliveira, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar e demais autoridades locais.
A conferência reafirmou o compromisso de Madre de Deus de Minas com uma política pública de assistência social democrática, inclusiva e fortalecida, visando sempre a proteção e a garantia de direitos da população mais vulnerável.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Madre de Deus de Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional