Durante reunião realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quarta-feira, 2 de julho de 2025, o Conselho da Ordem do Mérito Legislativo (OML) definiu os principais encaminhamentos para a solenidade de entrega da comenda, marcada para acontecer no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 16 de setembro. Este ano, a edição será dedicada à comemoração dos 190 anos da fundação do Parlamento mineiro.
Além de homenagear o Legislativo estadual, o evento poderá agraciar outras 11 assembleias estaduais que também celebram, em 2025, seus 190 anos de existência. A escolha da data da solenidade levou em consideração a proximidade com o aniversário de 35 anos da promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais, que ocorreu em 21 de setembro de 1989.
A condução dos trabalhos coube ao presidente da Assembleia e também do Conselho da OML, deputado Tadeu Leite (MDB). A reunião contou com a participação dos membros da Mesa, do Colégio de Líderes, de ex-presidentes da Casa como o deputado Adalclever Lopes (PSD), além dos parlamentares Leninha (PT), Ulysses Gomes (PT), Cássio Soares (PSD), Betinho Pinto Coelho (PV), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Bruno Engler (PL), Gustavo Santana (PL), João Vítor Xavier (Cidadania) e Roberto Andrade (PRD). Entre os temas debatidos estiveram os critérios para número de indicações por gabinete, o horário da cerimônia e os prazos operacionais.
Ficou estabelecido o período de 3 a 11 de julho de 2025 para que os gabinetes parlamentares indiquem seus homenageados por meio de formulário eletrônico. Os detalhes do processo de indicação seriam apresentados aos gabinetes em nova reunião prevista para quinta-feira, 3 de julho. O total de agraciados somente será definido após a consolidação das indicações feitas tanto pelos parlamentares quanto pelo próprio Conselho.
A Ordem do Mérito Legislativo é estruturada em três graus distintos: Grande Mérito (ouro), Mérito Especial (prata) e Mérito (bronze). O grau mais elevado é concedido a chefes de Estado e de Governo, dirigentes dos Poderes da União e dos Estados, ministros, embaixadores e oficiais generais. O Mérito Especial é voltado a parlamentares federais e estaduais, senadores e reitores. Já o grau de Mérito contempla autoridades e personalidades com atuação relevante na sociedade. Conforme previsto, todos os membros da ALMG são agraciados automaticamente, e nesta edição, os deputados Amanda Teixeira Dias (PL), Carol Caram (Avante) e Lincoln Drummond (PL) receberão o grau de Mérito Especial.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: ALMG
Imagem: Daniel Protzner
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional