Lavras registrou um salto significativo em seu potencial de consumo entre 2024 e 2025, passando a ocupar a 25ª posição no ranking dos municípios mineiros e o 253º lugar no cenário nacional, segundo o levantamento mais recente do Índice de Potencial de Consumo (IPC) Maps.
Com estimativa de R$ 5,134 bilhões para o próximo ano, a cidade consolida sua relevância econômica no Sul de Minas, ao lado de pólos tradicionais como Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha.
O IPC Maps é elaborado a partir de dados de renda, população e perfil de consumo, oferecendo um termômetro do mercado interno para investidores e gestores públicos. O avanço de Lavras reflete, em grande parte, a expansão do poder de compra da população local e o fortalecimento de setores como comércio, serviços e agronegócio.
O IPC Maps 2025 trata-se de um banco de dados secundários, elaborado com base em dados divulgados por instituições oficiais. O produto contempla o perfil de consumo das populações urbanas e rurais dos 5.570 municípios brasileiros, possibilitando múltiplas análises em função da facilidade de gerenciamento de seus dados através de recursos de geoprocessamento.
As informações são organizadas por regiões demográficas, unidades da federação, regiões intermediárias, regiões imediatas e municípios como unidades referenciadas de consumo. Em 220 municípios há o detalhamento em bairros.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Prefeitura de Lavras e IPC Maps
Foto: Prefeitura de Lavras
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
