As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo desta semana provocaram o deslocamento de quase 8 mil pessoas, segundo o balanço mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã deste sábado (21). As enxurradas e alagamentos afetaram 121 municípios, dos quais 18 decretaram situação de emergência. Apenas o município de Jaguari, no sudoeste gaúcho, declarou estado de calamidade pública até o momento.
De acordo com os dados oficiais, 1.914 pessoas estão abrigadas em estruturas públicas e outras 6.058 estão hospedadas na casa de parentes ou amigos. Os temporais também deixaram três mortos, uma pessoa desaparecida e um ferido.
As operações de resgate seguem ativas em várias regiões. Até o momento, as forças de segurança estaduais resgataram 731 pessoas e 137 animais. Entre os casos de maior complexidade, está o salvamento de funcionários de um hospital municipal em Paraíso do Sul, na região central do estado, que ficaram isolados após a queda de uma ponte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o céu continue encoberto em boa parte do estado neste fim de semana, com possibilidade de pancadas isoladas, inclusive em Porto Alegre. Uma frente fria avança pelo oceano em direção ao sul do Brasil, provocando ventos fortes com rajadas de até 70 km/h, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, não há alertas meteorológicos vigentes para a região no momento.
A situação hidrológica permanece crítica em diversas áreas. Ao menos oito rios do estado estão com níveis acima da cota de inundação, com destaque para os rios Uruguai e Jacuí, que ainda apresentam elevação gradual.
Para reforçar a segurança da população, a Defesa Civil gaúcha mantém um serviço gratuito de alertas meteorológicos por SMS. Os interessados devem enviar o número do CEP para o 40199 para receber as notificações. Também é possível se cadastrar via WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul oferece ainda um painel online com informações atualizadas sobre a situação das estradas e demais áreas afetadas pelo mau tempo.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Alexandre Pessoa / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional