A Prefeitura de Ipatinga oficializou na segunda-feira (16) a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal para a renovação da frota de ônibus da cidade. A iniciativa, que representa um avanço na modernização do transporte público municipal, viabiliza o início do processo licitatório para a aquisição dos veículos.
Serão investidos mais de R$ 68 milhões, sendo cerca de R$ 65 milhões provenientes de financiamento federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2023), e R$ 3,6 milhões de contrapartida do município. Ao todo, 80 novos ônibus serão adquiridos, substituindo gradualmente a frota antiga.
Os veículos terão ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, GPS, bilhetagem eletrônica, sistema de telemetria, elevadores de acesso e espaço para cadeirantes. Além disso, os motores seguirão a tecnologia PROCONVE P8 (equivalente ao padrão Euro 6 europeu), com menor emissão de poluentes.
A previsão é que os primeiros ônibus entrem em operação a partir de agosto de 2025, em etapas, com diferentes capacidades de transporte para atender à demanda das linhas urbanas.
A medida reforça o compromisso da administração municipal com um transporte mais confortável, seguro e ambientalmente sustentável.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Ipatinga
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional


