A cidade de Tiradentes celebrou, entre os dias 6 e 16 de junho, o tradicional Jubileu da Santíssima Trindade, que neste ano alcançou sua 249ª edição. Considerada uma das festas religiosas mais importantes da região, a celebração reuniu milhares de fiéis e visitantes, reforçando a tradição e a cultura popular local.
Com uma programação intensa, o evento contou com novenário, missas diárias, procissões, apresentações musicais e as tradicionais barraquinhas montadas ao redor do Santuário da Santíssima Trindade. Um dos destaques foi a Santa Missa Solene do dia 15 de junho, presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, com bênção papal e indulgência plenária. No dia da festa, 16 de junho, a Banda Municipal Santa Cecília acompanhou as celebrações, que também incluíram a participação do Coro Gregoriano dos Coroinhas de Dom Bosco e atividades esportivas do Circuito Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança.
O Jubileu deste ano teve ainda um significado especial por ocorrer em comunhão com o Ano Santo, o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. A festa, que atravessa gerações, segue como um marco da fé católica e da identidade cultural de Tiradentes.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Prefeitura de Tiradentes
Fotos: Thaís Andressa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional