O embaixador do Irã junto às Nações Unidas em Genebra, Ali Bahreini, declarou nesta quarta-feira (18) que Teerã comunicou aos Estados Unidos que responderá “firmemente” caso Washington participe diretamente da campanha militar de Israel contra o país. A advertência foi feita durante entrevista coletiva na sede da ONU na Suíça, onde Bahreini acusou os EUA de serem “cúmplices” nas ações israelenses.
Segundo Bahreini, o Irã considera os EUA “cúmplices” das ações israelenses na região, mas evitou detalhar que tipo de retaliação o país adotaria em caso de escalada. “Temos uma linha vermelha bem definida”, afirmou o diplomata.
A tensão entre Washington e Teerã aumentou após declarações do ex-presidente Donald Trump, que nesta terça-feira (17) pediu a “rendição incondicional” do Irã e o fim de seu programa nuclear. Bahreini classificou o discurso como “hostil e completamente injustificável”.
Até o momento, os Estados Unidos têm atuado de forma indireta no conflito, oferecendo apoio logístico e militar a Israel, incluindo ajuda para interceptar mísseis lançados contra o território israelense. Também na terça, autoridades americanas anunciaram o envio de mais caças e aeronaves de guerra para a região do Oriente Médio, reforçando a capacidade de resposta militar no local.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da CBN
Foto: aboodi vesakaran
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional