O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os candidatos poderão efetuar o pagamento até o dia 27 de junho para confirmar a inscrição.
A taxa tem valor de R$ 85 e pode ser paga por meio de boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagamentos via Pix, basta escanear o QR Code presente no boleto gerado na Página do Participante.
Alunos de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, portanto, não terão boleto gerado.
Datas das provas
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Certificação
O Enem 2025 volta a oferecer certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial para maiores de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional