A Petrobras divulgou o Relatório de Sustentabilidade referente a 2024, com foco em sua trajetória rumo a uma Transição Energética Justa. O documento, divulgado na segunda-feira (16/06), destaca a previsão de investimento de US$ 16,3 bilhões em iniciativas de baixo carbono para os próximos cinco anos, a geração estimada de 315 mil empregos no período e uma redução de 40% nas emissões absolutas de CO₂e desde 2015. Também foi informado que a companhia distribuiu R$ 379,4 bilhões em tributos, royalties, dividendos e outros repasses à sociedade no último ano.
Entre os projetos em desenvolvimento, estão a construção de duas unidades de biorefino para produção de querosene de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável: uma na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, com capacidade de 15 mil barris por dia, e outra no Complexo de Energias Boaventura, com 19 mil bpd, ambas previstas para operar após 2029. Está em análise uma terceira planta na Refinaria de Paulínia (REPLAN), voltada à rota Alcohol-to-Jet (ATJ), com capacidade de 10 mil bpd. No segmento marítimo, testes com combustível contendo 24% de biodiesel indicaram redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao bunker tradicional. Com certificação internacional, o produto será comercializado como VLS B24 a partir de 2025.
O relatório ainda destaca a atuação da Petrobras no mercado voluntário de créditos de carbono, com a aquisição de 270 mil créditos do projeto REDD+ Envira Amazônia, certificados segundo os padrões VCS e CCB. A iniciativa compensou as emissões da gasolina Podium Carbono Neutro. Além disso, a estatal mantém parcerias internacionais com empresas da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), como Shell, Chevron e Saudi Aramco, com metas alinhadas ao Acordo de Paris. No setor socioambiental, 25 projetos ativos em 2024 no Programa Petrobras Socioambiental promoveram a recuperação e conservação de 535 mil hectares de biomas brasileiros, com estimativa de mitigação de 3 milhões de toneladas de CO₂e. Já o Programa Autonomia e Renda iniciou a qualificação de 1.065 alunos em sete estados, priorizando grupos historicamente marginalizados. A Petrobras reforça, com esses resultados, seu compromisso em atingir Net Zero até 2050 e Near Zero Methane até 2030.
Com informações: Agência Gov
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional