Na última quinta-feira, 12 de junho, o Ministério da Saúde publicou um edital de adesão para estados, municípios e o Distrito Federal ao programa “Agora Tem Especialistas”, iniciativa que visa a redução das filas de espera por consultas, exames, cirurgias e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida marca o início da etapa preparatória para a oferta de 500 bolsas de educação pelo trabalho, destinadas a médicos já especialistas.
Os gestores da saúde estadual e municipal têm até o dia 30 de junho para indicar ao Ministério da Saúde os serviços interessados em participar do programa. O edital solicita o detalhamento da infraestrutura disponível nos estabelecimentos de saúde, incluindo salas, equipamentos, insumos e medicamentos, além da quantidade de vagas destinadas aos novos médicos. O objetivo desta fase inicial é mapear a demanda de atendimento nas áreas prioritárias para o SUS e identificar os serviços que podem receber os profissionais.
Com o mapeamento realizado, o Ministério da Saúde divulgará um novo edital para selecionar os 500 médicos especialistas, que atuarão em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios. Esses profissionais deverão ter certificação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulação pela Associação Médica Brasileira (AMB). O chamamento dos especialistas selecionados está previsto para ser publicado na primeira quinzena de julho, com início das atividades agendado para setembro deste ano.
O programa “Agora Tem Especialistas” tem como metas ampliar a oferta de serviços especializados no SUS, incluindo mais de 700 mil cirurgias anuais, a operação de 6 mil veículos de transporte sanitário e a realização de 72,6 mil procedimentos de radioterapia por ano. O Ministério da Saúde destinará R$ 260 milhões para o fortalecimento da formação e do provimento de médicos especializados em áreas com menor cobertura assistencial, conforme destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com informações: Brasil 61
Foto: Divulgação/MS
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional