Foi divulgada, na quinta-feira (12 de junho), a relação de empresas aprovadas na chamada pública organizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa visa selecionar planos de negócios voltados à transformação de minerais considerados estratégicos para a transição energética e descarbonização da economia. No total, 56 propostas foram aprovadas para a próxima etapa, que envolve a elaboração do Plano de Suporte Conjunto (PSC), com previsão de investimentos na ordem de R$ 45,8 bilhões.
Esses projetos abrangem minerais essenciais para a produção de baterias, motores elétricos, painéis solares, eletroeletrônicos e outras tecnologias sustentáveis. Entre os estados, Minas Gerais se destacou com 20 projetos selecionados, representando 35% dos investimentos, seguido da Bahia, com 9 projetos e 25% do valor total. No recorte regional, o Nordeste concentrou 41% dos recursos, distribuídos em 13 propostas, o maior volume entre as regiões. Juntas, as regiões Norte e Nordeste representam 56% dos valores aprovados e 32% do total de projetos.
As propostas contemplam uma variedade de minerais críticos: 10 projetos para terras raras, 8 para lítio, 6 para grafite, 4 para cobre, 4 para silício, além de iniciativas envolvendo níquel, titânio e minerais do grupo da platina. Cada empresa ou consórcio pôde submeter uma proposta com valor mínimo de financiamento de R$ 20 milhões.
Os planos escolhidos terão acesso a instrumentos financeiros oferecidos pelo BNDES e Finep para viabilizar a execução dos empreendimentos. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o Brasil tem potencial para assumir papel de liderança global na produção sustentável desses insumos. Já o presidente da Finep, Elias Ramos, destacou a importância da ação para consolidar a autonomia tecnológica nacional no contexto da nova economia verde.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional