Em Contagem, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deu início às obras de modernização da rede de abastecimento de água na região do Eldorado. Com o objetivo de combater as perdas no sistema de distribuição, as intervenções incluem a substituição das antigas tubulações por novas redes mais eficientes. A expectativa é que essa modernização reduza significativamente os vazamentos, melhore a pressão e a qualidade da água, além de garantir mais segurança no abastecimento para a população local.
As obras têm previsão de duração de cerca de dois anos e contarão com uma garantia de cinco anos para os serviços realizados. O foco principal é na redução das chamadas “perdas invisíveis”, que são vazamentos não percebidos facilmente e que resultam em significativo desperdício de água. Este projeto representa um passo importante para a sustentabilidade hídrica da região, buscando não apenas melhorar o abastecimento, mas também conscientizar a população sobre a importância do uso responsável da água.
Utilizando o Método Não Destrutivo (MND), as intervenções serão realizadas com tecnologia que permite a troca das tubulações sem grandes escavações, minimizando o impacto nas vias e o incômodo para moradores e comerciantes. Durante o processo, não haverá interdição total das ruas; apenas fechamentos parciais e temporários para viabilizar a execução dos serviços. Além disso, uma equipe da Copasa estará disponível para informar os moradores sobre os objetivos da obra, prazos e etapas dos serviços. A retirada de ligações irregulares, conhecidas como “gatos”, também está prevista, contribuindo para um sistema mais eficiente e sustentável.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Contagem
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional