Na noite do dia 30 de maio, a Casa da Cultura Liberato Torino foi palco de um evento que uniu celebração e reflexão. O lançamento do livro “O Deus que espera – uma psicologia sobre o perdão”, do Pe. Dr. Francisco de Assis, contou com a presença de autoridades, artistas e membros da comunidade, tornando a noite marcada por emoções, música e homenagens.
O evento contou com apresentações musicais de Vanucia e D. Tila, além de momentos de reconhecimento do autor como pároco em Itamonte e fundador e diretor do Educandário São Francisco de Assis. A ocasião destacou a importância do perdão e da espiritualidade na vida das pessoas, fortalecendo os laços culturais e espirituais de Itamonte.
Durante a noite, Conceição Aparecida compartilhou a trajetória acadêmica do autor, ressaltando sua inspiração e motivações para escrever suas obras. Sua fala trouxe uma conexão mais profunda com o público, revelando aspectos pessoais e profissionais. A psicóloga Isabele Lima leu um trecho do livro “O Deus que espera” e destacou que a formação básica escolar que teve foi fruto do empreendimento educacional que Pe. Dr. Francisco de Assis realizou em Itamonte: o Educandário São Francisco de Assis, do qual foi, além de fundador, também diretor e professor.
A diretora de Cultura, Branca Zuma, presenteou Pe. Francisco com uma gravura da famosa tela de Rembrandt, “A volta do Filho Pródigo”, que também é tema do livro. A homenagem simboliza o apreço pela arte e cultura, além de reforçar a ligação entre a obra e o tema do livro. Também o secretário de Turismo e Cultura, Rafael Ordine, o presenteou com um livro sobre a história de Itamonte, reforçando o compromisso com a valorização da cultura local e o incentivo à leitura.
Estiveram presentes ainda o prefeito João Pedro Fonseca, o vice-prefeito Odilon Perroni Pinto, o secretário de governo Luciano Souza e o secretário de Educação e Esportes, Antônio Costa, demonstrando o apoio do poder público à iniciativa e ao autor.
Este evento reforça o papel da cultura e da espiritualidade na construção da identidade de Itamonte, além de promover reflexões importantes sobre o perdão e o crescimento pessoal.
Texto e fotos: Gisele Toledo/ Casa da Cultura Liberato Torino
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional