A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a inauguração de três Centros de Desenvolvimento de Futebol (CDs) nos estados de Rondônia, Amapá e Tocantins para o mês de julho. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da entidade, Samir Xaud, na sexta-feira, dia 6 de junho de 2025, como parte de um esforço para destravar projetos que estavam paralisados desde 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo da FIFA.
Como parte do processo de reativação das obras, Samir Xaud assinou a Resolução 02/2025, que autoriza a destinação de recursos financeiros às federações estaduais para a administração dos centros. Cada unidade receberá R$ 1,44 milhão, totalizando um investimento superior a R$ 20 milhões. Os CDs fazem parte do chamado Fundo Legado Copa do Mundo FIFA, que visa fomentar o futebol em países que recebem o torneio. No caso do Brasil, o fundo foi estruturado para atuar em três frentes: alto rendimento, desenvolvimento e impacto social.
Segundo Xaud, os centros estavam com a infraestrutura física finalizada, mas permaneciam inoperantes por falta de planejamento administrativo. Ao todo, estão previstos 14 centros no país, sendo que a inauguração das três novas unidades representa o início da efetiva utilização desse patrimônio esportivo. O presidente destacou que a meta da nova gestão é transformar antigas promessas em ações concretas com rapidez e eficiência.
A verba do fundo, no valor de US$ 100 milhões, resulta de uma parceria entre a FIFA e a CBF, e deve beneficiar atletas, treinadores e comunidades ligadas ao esporte em diferentes regiões do Brasil. A retomada e conclusão dos Centros de Desenvolvimento marcam um novo ciclo para o futebol brasileiro, reforçando o compromisso com o aproveitamento do legado esportivo deixado pela Copa do Mundo de 2014.
Por Eduardo Souza
Com informações: CBF
Foto: CBF – TV
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
