Em mais uma etapa da iniciativa de repatriação humanitária, 109 brasileiros em condição de vulnerabilidade nos Estados Unidos foram trazidos de volta ao país no sábado, 7 de junho. A ação foi articulada pelo Governo Federal sob orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de assegurar os direitos humanos e garantir apoio integral aos cidadãos em retorno.
O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) por volta das 9h, vindo diretamente dos Estados Unidos. Posteriormente, 76 dessas pessoas seguiram viagem em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, onde chegaram às 15h30. A operação recebeu coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com participação ativa de diversos órgãos federais, estaduais e internacionais.
Nos dois aeroportos, as equipes envolvidas atuaram com um protocolo de recepção humanizada, oferecendo suporte psicossocial, atendimento médico, alimentação, kits de higiene, hospedagem temporária, além de auxílio logístico para o deslocamento até os estados e municípios de origem dos repatriados. O secretário nacional de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, destacou a consolidação da metodologia da operação, denominada “Aqui é Brasil”, que tem garantido segurança, acolhimento e dignidade aos repatriados.
Desde fevereiro deste ano, 892 brasileiros já retornaram ao país por meio dessa ação, com operações realizadas em datas específicas ao longo dos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. A coordenação do MDHC é complementada pelo trabalho conjunto de ministérios como Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Relações Exteriores, Justiça e Defesa, além da Defensoria Pública da União, Polícia Federal, Juizado de Menores e governos dos estados do Ceará e de Minas Gerais. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) também atua no processo de triagem e apoio técnico.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Gov
Foto: Edjane Santana
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional