Na sexta-feira, 6 de junho de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou uma importante campanha de doação de sangue em todo o estado, celebrando os 250 anos da instituição. A ação faz parte das comemorações do aniversário da corporação e conta com a mobilização das 19 Regiões de Polícia Militar, além dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE) e de Missões Especiais (CME). O principal objetivo da campanha é colaborar com os estoques de sangue dos hemocentros e estimular tanto militares quanto civis a se tornarem doadores.
Com o slogan “Os verdadeiros heróis doam sangue por você”, a campanha visa não só suprir a demanda dos hemocentros, mas também reforçar o espírito solidário da Polícia Militar. O capitão Rafael Veríssimo, porta-voz da PMMG, destacou a importância da ação: “Em comemoração aos 250 anos da PMMG, hoje estamos aqui no hemocentro da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, lançando o projeto: ‘Os verdadeiros heróis doam sangue por você’. Em toda Minas Gerais, teremos policiais militares realizando esse gesto solidário de forma voluntária, aumentando consideravelmente os estoques dos hemocentros”.
A meta inicial da campanha é alcançar 250 doadores já no primeiro dia de ação, um número simbólico que corresponde à idade da PMMG em 2025. A iniciativa, no entanto, vai se estender ao longo de todo o mês de junho, integrando a programação nacional da campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O sucesso da ação, além de ampliar os estoques dos hemocentros, também é uma maneira de fortalecer a união da PMMG com a comunidade.
Durante o evento, a Fundação Hemominas prestou uma homenagem à Polícia Militar pelos 40 anos de parceria com o hemocentro, entregando o troféu “Sangue Bom”. A coordenadora do Hemominas de Belo Horizonte, Priscilla Rodrigues, expressou sua gratidão à corporação: “Queremos agradecer à Polícia Militar por participar das comemorações deste aniversário, pelo trabalho que faz por todos nós enquanto comunidade e, em especial, pela parceria de 40 anos com a Fundação Hemominas. A Polícia Militar sempre nos atendeu nos momentos em que precisávamos, criando uma verdadeira fidelização de doadores”, disse.
Por meio dessa ação, a PMMG reafirma seu compromisso não apenas com a segurança pública, mas também com o bem-estar e a saúde da população mineira, ressaltando a importância da solidariedade e da cooperação em momentos de necessidade.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Polícia Militar de Minas Gerais/ Mara Rubia Pereira
Foto: Polícia Militar de Minas Gerais
