Pacientes de três unidades hospitalares da Rede Fhemig em Belo Horizonte – o Hospital João XXIII, o Hospital Infantil João Paulo II e o Hospital Maria Amélia Lins – passaram a ter acesso digital à solicitação de cópias de seus registros médicos, como prontuários, resultados de exames e sumários de alta, a partir do início de maio. A nova funcionalidade está disponível por meio do aplicativo MG App e do Portal MG, representando um avanço na desburocratização e na comodidade para os usuários.
A iniciativa já beneficiou centenas de pacientes. Um exemplo notável é o de Maria da Conceição Leris Pena, residente em Ponte Nova, que utilizou a ferramenta para obter uma cópia de seu prontuário. Anteriormente, ela teria que percorrer 179 quilômetros para ir e voltar entre sua cidade e Belo Horizonte. Conceição aprovou a ferramenta: “Recomendo, foi muito bom usar. Me assustei porque veio muito rápido, com dez dias recebi. Senti muita confiança. Não tenho estudo e consegui baixar o aplicativo no meu telefone e fazer o pedido”, relatou.
Nos primeiros 21 dias de operação, o aplicativo absorveu 40% do volume mensal de 250 pedidos que eram realizados em formato físico. Essa implementação é resultado de uma colaboração entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), através da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão (Subdigital). A ação integra os esforços governamentais para impulsionar a digitalização e simplificar a rotina dos cidadãos mineiros. Carolina Gabarra, da Gerência de Tecnologia da Informação da Fhemig, destacou a importância dessa parceria: “Esse projeto é um marco, representa um avanço significativo ao integrar tecnologia e cuidado”.
Inovação e sustentabilidade na gestão pública
A implementação da novidade foi viabilizada pela ferramenta ProBPMS da Seplag-MG, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Fabrício Salum, superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag-MG, ressaltou o impacto positivo: “Perceber a mudança e o impacto positivo na vida do cidadão é um dos resultados mais gratificantes da transformação digital dos serviços públicos, especialmente quando há essa união entre pessoas e instituições”. Ele acrescentou que a Estratégia Estadual de Governo Digital busca oferecer agilidade, inclusão, acessibilidade e inovação na entrega de serviços à população, por meio de soluções integradas e padronizadas, como o ProBPMS, que gerencia todo o processo desde o cadastro até a entrega do documento. O ProBPMS, por sua vez, é fruto de uma parceria do Governo de Minas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
A expectativa é que, nos próximos meses, todas as demais unidades da Rede Fhemig adotem essa modalidade digital, que visa garantir o direito dos usuários do SUS em Minas de acesso rápido e seguro a seus documentos médicos, facilitando, por exemplo, o processo de solicitação de seguros ou indenizações. Giselle Neves, gerente de Gestão da Informação do Centro Hospitalar Universitário (CHU), avalia que a iniciativa representa um avanço significativo na interação entre cidadãos e o sistema de saúde, além de fortalecer o compromisso das instituições públicas com a sustentabilidade e a eficiência administrativa. “Ao reduzir o uso de papel e otimizar os fluxos internos, contribuímos para uma gestão pública mais moderna, econômica e ambientalmente responsável”, afirmou.
Anteriormente à implementação do aplicativo, a documentação não podia ser enviada por e-mail devido a questões de segurança e privacidade dos dados, tornando obrigatória a retirada presencial no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same).
Flexibilidade no atendimento e monitoramento em tempo real
Mesmo com a opção digital, os usuários mantêm a possibilidade de escolher entre receber os documentos por e-mail ou retirar pessoalmente na unidade hospitalar, garantindo a acessibilidade para todos os perfis de pacientes. Thamyres Barros, do setor de Tratamento de Dados Pessoais da Fhemig, considera que o serviço representa uma evolução tanto para o usuário quanto para a instituição, ao agregar valor, agilidade e segurança ao processo. “Agora, podemos acompanhar cada solicitação em tempo real. Isso permite que a gestão atue com mais agilidade, melhorando o serviço para todos”, pontuou.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Fhemig / Divulgação
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